Pessoas Mestre

35427466_10156639053462474_8188650342926254080_n

Aquelas pessoas que nos ensinam, ainda que não da melhor forma:

  • o namorado agressivo, paranóico, obsessivo, ciumento, etc.
  • o pai alcoólico e violento ou ausente
  • a mãe dependente, fria ou castradora
  • a amiga egocêntrica, crítica ou que cobra afeto e atenção
  • ao professor ou professora que rebaixa, desdenha, envergonha ou humilha
  • aos vizinhos coscuvilheiros, maledicentes e intrometidos
  • todas as pessoas que deixaram marca enfim

São pessoas que vêm para nos edificar, clarificar, mostrar o caminho, com quem podemos aprender o malfadado perdão, o enfrentamento, a afirmação, a autoconfiança, a insurgência e a rebeldia pessoal.

Pessoas espelho, ou pessoas mestre, são aquelas com quem podemos, a duras penas, aprender. Crescer. Há também pessoas mestre que nos ensinam com compaixão, amorosidade, gentileza, doçura e delicadeza. Que nos tocam o coração com beleza e magia, positivismo e leveza.

A todas elas um muito obrigada. Serviram bem o seu propósito nas nossas vidas, a mostrar o caminho ou direção – de maior amor próprio, de desapego, de crescimento e maturidade. Não temos de ficar presas a elas, nem lhes devemos obrigação. Liberdade é o caminho, liberdade de aprender, colher a lição e partir.

Published by Paula Chocalhinho

Psicóloga Clínica & Hipnoterapeuta, Facilitadora de Constelações Familiares e apaixonada por processos de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, procuro trabalhar as pessoas que me chegam nas suas várias vertentes. Ao serviço do coletivo e ao serviço de quem se quer desenvolver, transformar e atingir o seu melhor potencial. Mais informações em Sobre mim. Para marcações, preencher o formulário em Contactar. Podcast Psicologia de Bolso no Spotify.

Leave a Reply

%d bloggers like this: